loader image
Ir para o conteúdo principal

Lendo o mundo por meio da Geografia: pensamento crítico e raciocínio geográfico no ensino fundamental e médio (CL)

Atualizado: 21 Nov 2024
Lições 5
Inscritos 867
Idioma Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Duração 40 horas
Nível de habilidade Iniciante

Visão geral do curso

Carga horária:  40 horas

Conteúdo do Curso

Loading...

Opções de inscrição

Carga horária: 40 horas

Carga-horária: 40 horas
Nível de dificuldade: Iniciante
Descrição do curso:


 

Ementa:

No ensino fundamental, o ensino da Geografia tem como objetivo principal possibilitar ao estudante se alfabetizar geograficamente. Já no ensino médio o objetivo é sistematizar e problematizar os saberes construídos na etapa anterior. Nesta etapa, o estudante se percebe como sujeito da produção do espaço geográfico e pode atuar/intervir nele, contribuindo para a transformação da sociedade, primando pelos princípios democráticos, cidadãos e de justiça social.

Para que isso ocorra é imprescindível que o(a) professor(a) se aproprie dos conceitos e princípios norteadores do ensino de geografia e de metodologias e estratégias de ensino que coloquem o estudante como um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido, este curso objetiva oferecer ao professor(a) a possibilidade de refletir sobre os conceitos teóricos embasadores do ensino da Geografia na perspectiva da formação cidadã, bem como instigá-lo a um aprofundamento acerca de alguns objetos de conhecimento da Geografia e suas relações com as vivências e realidades dos estudantes no contexto social, cultural,  político e econômico da sociedade em que vive.

O módulo I traz em seu bojo alguns conceitos e princípios imprescindíveis para o ensino significativo da Geografia, em especial a necessidade do desenvolvimento da alfabetização cartográfica e do raciocínio geográfico para uma leitura crítica de mundo, no contexto espaço-temporal. Também faz uma análise sobre as competências e habilidades que se esperam que o estudante desenvolva durante o ensino deste componente curricular.

Nos módulos II e II primamos por apresentar ao professor(a) algumas concepções teóricas e propostas metodológicas capazes de permitir o aprofundamento de alguns objetos de conhecimento do componente curricular Geografia, que estimulem o estudante ao desenvolvimento de habilidades e competências que o permitem realizar uma leitura crítica do mundo e sua dinamicidade, possibilitando ainda o “diálogo entre a interioridade dos indivíduos e a exterioridade das condições do espaço geográfico que os condiciona” (Rego, 2000, p 8)



Olá! Aqui no roteiro de curso você tem acesso a uma prévia de tudo o que vai aprender em cada módulo!

O que você vai estudar no curso?




A Geografia no contexto das Ciências Humanas

 
  • O ensino da Geografia e sua contribuição para a formação do cidadão crítico.
  • Leitura de mundo e raciocínio geográfico: princípios para o ensino da Geografia no ensino fundamental e médio
  • Como alinhar as competências às habilidades por meio do ensino dos objetos de conhecimento da Geografia




A Ciência Geográfica e a representação do espaço

 
  • Representações gráficas e cartográficas
  • Formas de representação do espaço geográfico e seus usos.
  • Orientação no Espaço




Geopolítica

 
  • A Geografia do poder.
  • Geografia política ou geopolítica?
  • Tensões geopolíticas atuais



Esperamos que os conteúdos abordados possam agregar em sua carreira e auxiliar no dia-a-dia de sua prática docente.
Bons estudos! Sucesso!
Autoinscrição (Estudante)