Carga horária: 30 horas
- Professor: DRE/COFOR Alta Floresta
- Professor: DRE/COFOR Barra Do Garças
- Professor: DRE/COFOR Cáceres
- Professor: DRE/COFOR Confresa
- Professor: DRE/COFOR Cuiabá
- Professor: DRE/COFOR Diamantino
- Professor: DRE/COFOR Juína
- Professor: DRE/COFOR Matupá
- Professor: DRE/COFOR Pontes E Lacerda
- Professor: DRE/COFOR Primavera Do Leste
- Professor: DRE/COFOR Rondonópolis
- Professor: DRE/COFOR Sinop
- Professor: DRE/COFOR Tangará Da Serra
- Professor: DRE/COFOR Várzea Grande
Carga horária: 20horas
- Professor: DRE/COFOR Alta Floresta
- Professor: DRE/COFOR Barra Do Garças
- Professor: DRE/COFOR Cáceres
- Professor: DRE/COFOR Confresa
- Professor: DRE/COFOR Cuiabá
- Professor: DRE/COFOR Diamantino
- Professor: DRE/COFOR Juína
- Professor: DRE/COFOR Matupá
- Professor: DRE/COFOR Pontes E Lacerda
- Professor: DRE/COFOR Primavera Do Leste
- Professor: DRE/COFOR Rondonópolis
- Professor: DRE/COFOR Sinop
- Professor: DRE/COFOR Tangará Da Serra
- Professor: DRE/COFOR Várzea Grande
- Professor: Ana Janete Viana Souza
Ementa:
Este curso tem como proposta inspirar e capacitar os(as) professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental para compreenderem conceitos e especificidades de Alfabetização e Letramento em Arte e Língua Portuguesa, bem como demonstrar a importância da interconexão entre a língua materna e a Arte no processo de ensino e aprendizagem, respeitando saberes, competências e habilidades específicas de cada componente curricular.
Com base nas teorias e práticas oferecidas para aprofundar os conhecimentos e conceitos de Alfabetização e Letramento em Arte e Língua Portuguesa, os(as) professores(as) participantes poderão então planejar e integrar esses dois componentes curriculares e, assim, oportunizar aos seus alunos se tornarem leitores e escritores mais criativos, críticos e culturalmente enriquecidos.
Olá! Aqui no roteiro de curso você tem acesso a uma prévia de tudo o que vai aprender em cada módulo!
O que você vai estudar no curso?
Fundamentos da alfabetização e letramento
- Conceitos de alfabetização e letramento
- Conhecimento linguístico na alfabetização e letramento
- Gêneros textuais: definição e funcionalidade
- Práticas de leitura e escrita integrada
Alfabetização artística e estética
- Introdução à alfabetização e letramento artístico
- Aspectos da alfabetização artística nas Artes Visuais
- Aspectos do letramento artístico nas Artes Visuais
- Aspectos da alfabetização e do letramento artístico nas demais linguagens artísticas
Arte e Língua Portuguesa: princípios integradores
- Como explorar a integração entre Arte e Língua Portuguesa
- Propostas interdisciplinares envolvendo leitura, escrita e arte
Esperamos que os conteúdos abordados possam agregar em sua carreira e auxiliar no dia-a-dia de sua prática docente.
Bons estudos! Sucesso!
Detalhes adicionais sobre o curso:
Carga horária: 10 horas
- Professor: DRE/COFOR Alta Floresta
- Professor: DRE/COFOR Barra Do Garças
- Professor: DRE/COFOR Cáceres
- Professor: DRE/COFOR Confresa
- Professor: DRE/COFOR Cuiabá
- Professor: DRE/COFOR Diamantino
- Professor: DRE/COFOR Juína
- Professor: DRE/COFOR Matupá
- Professor: DRE/COFOR Pontes E Lacerda
- Professor: DRE/COFOR Primavera Do Leste
- Professor: DRE/COFOR Rondonópolis
- Professor: DRE/COFOR Sinop
- Professor: DRE/COFOR Tangará Da Serra
- Professor: DRE/COFOR Várzea Grande
Ementa:
Contextualização histórica das brincadeiras e jogos populares no Brasil, em especial, aqueles de matrizes indígenas e africanas. Transposição didática das brincadeiras e jogos populares por meio das linguagens corporal, oral, escrita e audiovisual. Brincadeiras e Jogos populares na e da escola, recriando, experienciando e tematizando. Temas Integradores: Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.
Explicação da ementa: o objetivo destacado nesta ementa é desenvolver no(a) professor(a) um conjunto de referenciais teóricos e metodológicos e de vivências dos objetos de conhecimento em foco, no caso, as brincadeiras e os jogos populares (em especial os de matrizes indígenas e africanas), qualificando-os para um exercício docente articulado com um fazer pedagógico transformador, inovador e bem-informado sobre as perspectivas contemporâneas da área de Educação Física.
Olá! Aqui no roteiro de curso você tem acesso a uma prévia de tudo o que vai aprender em cada módulo!
O que você vai estudar no curso?
Que brincadeira é essa?
- Contextualização da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental.
- Unidade Temática - Brincadeiras e Jogos: conhecendo para intervir.
A linguagem corporal em ação.
- Brincadeiras, Jogos e cotidiano escolar: do planejamento à execução.
- Unidade Temática - Brincadeiras e Jogos: um leque de possibilidades.
Temas integradores
- Temas integradores e sua concepção.
- Temas integradores: sugestões.
Esperamos que os conteúdos abordados possam agregar em sua carreira e auxiliar no dia-a-dia de sua prática docente.
Bons estudos! Sucesso!
Carga horária: 20 horas
Carga horária: 20 horas