Carga horária: 40 horas
- Professor: DRE/COFOR Alta Floresta
- Professor: DRE/COFOR Barra Do Garças
- Professor: DRE/COFOR Cáceres
- Professor: DRE/COFOR Confresa
- Professor: DRE/COFOR Cuiabá
- Professor: DRE/COFOR Diamantino
- Professor: DRE/COFOR Juína
- Professor: DRE/COFOR Matupá
- Professor: DRE/COFOR Pontes E Lacerda
- Professor: DRE/COFOR Primavera Do Leste
- Professor: DRE/COFOR Rondonópolis
- Professor: DRE/COFOR Sinop
- Professor: DRE/COFOR Tangará Da Serra
- Professor: DRE/COFOR Várzea Grande
Ementa:
O curso tem como propósito revisitar alguns conceitos contemporâneos para o ensino de língua materna, com intuito de auxiliar os professores no trabalho com as habilidades e as competências, sinalizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e que devem ser trabalhadas, ao longo da educação básica, inerentes à leitura e à escrita de diferentes gêneros textuais, com ênfase para a análise linguística e semiótica, além dos processos estratégicos de organização textual, utilizados para a construção de sentido em diversas situações de interação social. Apresenta, também, reflexões sobre o ensino e o trabalho com a literatura, bem como sobre os aspectos teóricos e práticos que contribuem para a formação do leitor literário, especificamente o letramento literário.
Assim, como objetivo geral, o curso intenta oferecer aos professores um conjunto de referenciais teóricos e metodológicos, à luz das relevantes pesquisas na área do ensino de língua materna, atinentes à linguística de texto, à análise linguística e semiótica e ao letramento literário, que consiste no processo de apropriação da literatura enquanto construção literária de sentidos, para que os professores possam aplicar, tanto os conceitos teóricos quanto os conhecimentos apresentados, em sua prática docente, de modo a favorecer o desenvolvimento de competências e de habilidades esperadas de todos os estudantes ao longo da jornada escolar.
Logo, as seguintes competências da BNCC estarão relacionadas direta ou indiretamente ao curso:
- Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
- Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
- Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
- Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
- Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.
Olá! Aqui no roteiro de curso você tem acesso a uma prévia de tudo o que vai aprender em cada módulo!
O que você vai estudar no curso?
Linguística textual
- Trajetória da linguística textual
- O texto como objeto de estudo da língua
- Princípios de construção textual do sentido
- A coesão texual
- A coerência textual
- A Situacionalidade
- A Informatividade
- A intertextualidade
- A intencionalidade
- A aceitabilidade
- Os Gêneros textuais: noções práticas e pedagógicas nas aulas de língua portuguesa.
Análise linguística e semiótica
- Análise linguística: afinal, o que é mesmo?
- Análise linguística e produção de texto.
- Análise linguística: um novo olhar, um outro objeto.
- A aula de gramática: um espaço de conflito?
- Práticas de análise linguística: exemplos para discussão.
- Multimodalidade e Multiletramentos
- Textos multimodais como objeto de ensino
- Letramentos da escrita e do impresso
- Multiletramentos
- Novos (multi) letramentos
Letramento Literário
- A Literatura e o mundo
- A Literatura escolarizada
- Leitura literária: a seleção dos textos
- O processo de leitura
- Estratégia para o ensino da literatura
- A sistematização necessária
- A sequência básica
- A sequência expandida.