
Promover a inclusão e o respeito à diversidade, ampliar a proficiência em Libras para uma comunicação efetiva com a comunidade surda, e valorizar a cultura e a história dos surdos, formando profissionais mais preparados e sensíveis à acessibilidade.

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- Promover habilidades sociais no contexto pedagógico, utilizando atividades colaborativas que favoreçam a interação social entre estudantes com deficiência intelectual (DI) e seus colegas.
- Desenvolver estratégias de manejo de comportamento positivo para incentivar comportamentos adequados e criar um ambiente escolar inclusivo.
- Fortalecer a capacidade dos profissionais de lidar com a mediação de conflitos, utilizando abordagens pedagógicas que estimulem a cooperação e a resolução de problemas de forma inclusiva

● Capacitar os cursistas a reconhecer e implementar práticas colaborativas eficazes, superando barreiras e promovendo a inclusão escolar de estudantes com deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento;
● Desenvolver habilidades de mediação e estratégias de comunicação entre gestores e a equipe escolar para facilitar uma colaboração eficiente e criar um ambiente inclusivo e de apoio para os estudantes com deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento;
● Capacitar os profissionais da educação para compreender e aplicar práticas pedagógicas colaborativas, promovendo a inclusão de todos os estudantes, com ou sem necessidades educacionais especiais, através da atuação integrada entre o professor da sala comum e os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacando os benefícios dessa abordagem e explorando estratégias eficazes de coensino.

- Aprofundar conhecimentos que fundamentam metodologias para a educação de
crianças com comportamentos de AH/SD; - Promover uma avaliação significativa nos processos de ensino aprendizagem;
- Estimular a criação de metodologias didático-pedagógicas específicas para a educação
escolar de crianças com comportamentos de AH/SD; - Explorar a mediação de tecnologias da informação e comunicação como fundamentais
no processo ensino-aprendizagem.

- Apresentar bases legais e conceituais que garantem a acessibilidade pedagógica
por meio de adaptações no currículo escolar no estudante PAEDE; - Contribuir para a formação de profissionais com vistas a minimizar os desafios
no processo inclusivo dos estudantes PAEDE; - Promover possibilidades de aprendizagem e concepções afins de compreender
os desafios, recursos pedagógicos, estratégias e de acessibilidade, para
contribuir para desenvolvimento da prática pedagógica considerando as
necessidades específicas dos estudantes PAEDE.

- Capacitar o professor da Sala de Recurso Multifuncional para conhecimento
de como ocorrem os processos cognitivos para que possam entender esses processos
e colaborar de forma mais assertiva na produção de atividades que venham
favorecer as habilidades a serem aprendidas pelos estudantes PAEDE e entender as
suas dificuldades pedagógicas. - Compreender os Fundamentos da Comunicação Alternativa Aumentativa
(CAA); - Desenvolver habilidades para avaliar e identificar necessidades
comunicativas dos estudantes; - Implementar e Integrar Ferramentas de CAA nas atividades diárias da Sala
de Aula; - Monitorar e Avaliar o Progresso dos estudantes no Uso de CAA

Data de duração do curso: 14/04 a 11/07/2025;
Período de inscrição: 14/04 a 04/07/2025;
Desenvolver e aprimorar competências tradutórias e interpretativas em Libras e Língua Portuguesa, por meio da fixação de elementos linguísticos essenciais, aprofundamento teórico sobre o processo de tradução e interpretação, e do fortalecimento das habilidades práticas de interpretação entre as duas línguas.

Capacitar profissionais da educação para o uso de técnicas e recursos adaptados, com foco na atuação inclusiva em salas regulares e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), atendendo às necessidades dos estudantes por meio da ampliação e adaptação de materiais.

Compreender os conceitos fundamentais relacionados às Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), incluindo terminologias associadas, teorias explicativas, características dos estudantes, mitos recorrentes e estratégias de identificação desses alunos no contexto educacional.