Carga horária: 40 horas
- Professor: DRE/COFOR Alta Floresta
- Professor: DRE/COFOR Barra Do Garças
- Professor: DRE/COFOR Cáceres
- Professor: DRE/COFOR Confresa
- Professor: DRE/COFOR Cuiabá
- Professor: DRE/COFOR Diamantino
- Professor: DRE/COFOR Juína
- Professor: DRE/COFOR Matupá
- Professor: DRE/COFOR Pontes E Lacerda
- Professor: DRE/COFOR Primavera Do Leste
- Professor: DRE/COFOR Rondonópolis
- Professor: DRE/COFOR Sinop
- Professor: DRE/COFOR Tangará Da Serra
- Professor: DRE/COFOR Várzea Grande
Ementa:
O presente curso visa, sobretudo, reforçar o papel e a dimensão formativa sociopolítica e cultural do ensino de história, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, no que se refere à construção de uma cidadania pautada na valorização da diversidade, dos Direitos Humanos e dos princípios democráticos.
Nesse sentido, no módulo I será destacado a importância da utilização (e da diversificação) das fontes históricas no ensino de história como caminho primordial para formação de sujeitos capazes de analisar, de se posicionar e de intervir de forma crítica, ética e democrática no mundo em que vivem.
Nos módulos II e III, há um aprofundamento em torno de objetos de conhecimento, de habilidades e de competências do componente curricular de história que potencializam uma prática docente comprometida tanto com uma formação educacional voltada para construção e consolidação de uma cidadania democrática quanto para o desenvolvimento de seres humanos competentes, autônomos, sensíveis às problemáticas sociais e valorizadores da diversidade e dos preceitos democráticos.
Olá! Aqui no roteiro de curso você tem acesso a uma prévia de tudo o que vai aprender em cada módulo!
O que você vai estudar no curso?
Fontes e Sujeitos Históricos sob o olhar da diversidade
- As fontes históricas no ensino de história;
- A importância da diversificação das fontes históricas no ensino de história;
- A história e o desenvolvimento do pensamento crítico: reflexão em torno dos sujeitos históricos.
A Cidadania como processo histórico
- O ensino de história e a valorização dos princípios democráticos e da diversidade;
- A historicidade dos direitos que integram a nossa cidadania;
- História e Direitos Humanos.
A Democracia na História do Brasil
- O passado colonial e imperial e a questão da cidadania no Brasil;
- A Era Vargas: identidade nacional, cidadania e contradições;
- A Ditadura Civil-Militar: autoritarismo x democracia.