Carga horária: 40 horas
- Professor: DRE/COFOR Alta Floresta
- Professor: DRE/COFOR Barra Do Garças
- Professor: DRE/COFOR Cáceres
- Professor: DRE/COFOR Confresa
- Professor: DRE/COFOR Cuiabá
- Professor: DRE/COFOR Diamantino
- Professor: DRE/COFOR Juína
- Professor: DRE/COFOR Matupá
- Professor: DRE/COFOR Pontes E Lacerda
- Professor: DRE/COFOR Primavera Do Leste
- Professor: DRE/COFOR Rondonópolis
- Professor: DRE/COFOR Sinop
- Professor: DRE/COFOR Tangará Da Serra
- Professor: DRE/COFOR Várzea Grande
Ementa:
A Química e a BNCC
A Química é uma ciência fundamental para compreendermos o mundo ao nosso redor. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), torna-se ainda mais essencial entender como essa disciplina pode ser abordada de forma eficaz em sala de aula. O curso "Química e suas Metodologias" foi desenvolvido para oferecer aos professores insights valiosos sobre como trabalhar com os conteúdos químicos de maneira inovadora e alinhada com as competências e habilidades da BNCC.
Propriedades e Transformação da Matéria por meio da abordagem STEAM
Neste módulo, exploramos como abordar o estudo da matéria e suas transformações de forma integrada, utilizando a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics). Discutiremos como os conceitos de Química podem ser aplicados em projetos interdisciplinares, promovendo uma aprendizagem mais significativa e conectada com o mundo real.
Pilhas e Baterias: Conceitos e Discussões por meio da abordagem CTSA
A eletroquímica é um tema relevante e atual, especialmente quando se trata do funcionamento das pilhas e baterias modernas. Neste módulo, exploraremos os conceitos fundamentais da eletroquímica, discutiremos o funcionamento das pilhas e baterias, e realizaremos atividades práticas que abordam a reciclagem desses materiais, promovendo uma reflexão sobre os impactos ambientais e sociais dessa tecnologia.
A Química Orgânica dos Defensivos Agrícolas: Mocinhos ou Vilões?
A química orgânica é uma área da Química que desperta muitas discussões, especialmente quando se trata do uso de defensivos agrícolas. Neste módulo, discutiremos os princípios da química orgânica, exploraremos a composição dos defensivos agrícolas e promoveremos debates utilizando a metodologia das tertúlias, estimulando uma reflexão crítica e ética sobre o uso desses produtos.
Este curso oferece uma oportunidade única para os professores de Química se atualizarem e repensarem suas práticas pedagógicas, tornando-as mais alinhadas com as demandas da sociedade contemporânea e as diretrizes educacionais atuais. Esperamos contar com sua participação e contribuição para enriquecer ainda mais essa experiência de aprendizagem!
Olá! Aqui no roteiro de curso você tem acesso a uma prévia de tudo o que vai aprender em cada módulo!
O que você vai estudar no curso?
A Química e a BNCC
- Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Competências e Habilidades específicas da BNCC
- Construindo objetivos de aprendizagem baseados na BNCC
Propriedades e Transformação da Matéria por meio da abordagem STEAM
- O Estudo da Matéria e a BNCC
- As reações químicas e a BNCC
- Projetos STEAM para Estudo da Matéria e suas reações químicas
Pilhas e baterias: conceitos e discussões por meio da abordagem CTSA
- A Eletroquímica na BNCC
- Composição e funcionamento das Pilhas e Baterias modernas
- Estudo da bateria de um celular por meio de rotação por estações
- A reciclagem de pilhas e baterias: uma abordagem CTSA
A Química orgânica dos defensivos agrícolas: mocinhos ou vilões?
- A química orgânica na BNCC
- A química dos defensivos agrícolas
- O uso de tertúlias na discussão sobre defensivos agrícolas