Carga horária: 40 horas
Ementa:
No ensino fundamental, o ensino da Geografia tem como objetivo principal possibilitar ao estudante se alfabetizar geograficamente. Já no ensino médio o objetivo é sistematizar e problematizar os saberes construídos na etapa anterior. Nesta etapa, o estudante se percebe como sujeito da produção do espaço geográfico e pode atuar/intervir nele, contribuindo para a transformação da sociedade, primando pelos princípios democráticos, cidadãos e de justiça social.
Para que isso ocorra é imprescindível que o(a) professor(a) se aproprie dos conceitos e princípios norteadores do ensino de geografia e de metodologias e estratégias de ensino que coloquem o estudante como um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, este curso objetiva oferecer ao professor(a) a possibilidade de refletir sobre os conceitos teóricos embasadores do ensino da Geografia na perspectiva da formação cidadã, bem como instigá-lo a um aprofundamento acerca de alguns objetos de conhecimento da Geografia e suas relações com as vivências e realidades dos estudantes no contexto social, cultural, político e econômico da sociedade em que vive.
O módulo I traz em seu bojo alguns conceitos e princípios imprescindíveis para o ensino significativo da Geografia, em especial a necessidade do desenvolvimento da alfabetização cartográfica e do raciocínio geográfico para uma leitura crítica de mundo, no contexto espaço-temporal. Também faz uma análise sobre as competências e habilidades que se esperam que o estudante desenvolva durante o ensino deste componente curricular.
Nos módulos II e II primamos por apresentar ao professor(a) algumas concepções teóricas e propostas metodológicas capazes de permitir o aprofundamento de alguns objetos de conhecimento do componente curricular Geografia, que estimulem o estudante ao desenvolvimento de habilidades e competências que o permitem realizar uma leitura crítica do mundo e sua dinamicidade, possibilitando ainda o “diálogo entre a interioridade dos indivíduos e a exterioridade das condições do espaço geográfico que os condiciona” (Rego, 2000, p 8)
Olá! Aqui no roteiro de curso você tem acesso a uma prévia de tudo o que vai aprender em cada módulo!
O que você vai estudar no curso?
A Geografia no contexto das Ciências Humanas
- O ensino da Geografia e sua contribuição para a formação do cidadão crítico.
- Leitura de mundo e raciocínio geográfico: princípios para o ensino da Geografia no ensino fundamental e médio
- Como alinhar as competências às habilidades por meio do ensino dos objetos de conhecimento da Geografia
A Ciência Geográfica e a representação do espaço
- Representações gráficas e cartográficas
- Formas de representação do espaço geográfico e seus usos.
- Orientação no Espaço
Geopolítica
- A Geografia do poder.
- Geografia política ou geopolítica?
- Tensões geopolíticas atuais