loader image
Ir para o conteúdo principal

Carga horária: 40 horas

Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: Professores da Educação Básica - Anos Finais e Ensino Médio
Nível de dificuldade: Iniciante
Descrição do curso:



Ementa:

Este curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos educadores da área de ciências humanas, com enfoque para o componente de sociologia, em relação à temática das relações étnico-raciais e à rica diversidade cultural e social do Brasil.

O propósito é fornecer aos docentes bases sólidas de conceitos, compreensões teóricas e metodológicas, bem como oferecer sugestões de atividades e exercícios que os habilitem a enriquecer e fundamentar sua prática educacional.

Nesse sentido, esses profissionais estarão capacitados para atuarem como promotores de uma educação consciente, inclusiva e antirracista, difundindo esses valores nas salas de aula e em toda a comunidade escolar.




Olá! Aqui no roteiro de curso você tem acesso a uma prévia de tudo o que vai aprender em cada módulo!

O que você vai estudar no curso?




Educação para as relações étnico-raciais e a sociologia: possibilidades de debates e avanços. 

  • Compreensão do contexto histórico e político da implementação das ações afirmativas no Brasil.
  • Discussão sobre os parâmetros legais para a educação das relações étnico-raciais.  Leis nº 10.639/2003 e nº 11.646/2008 na Educação. 
  • Aplicação e efetivação de medidas afirmativas: implementação da política de cotas conforme a Lei nº 12.711/2012.
  • Conceitos pertinentes para o diálogo com o ensino médio: Educação em direitos humanos e políticas públicas de promoção à igualdade. Habilidades BNCC: EM13CHS502, EM13CHS601.




Povos originários - diversidade indígena no Brasil e no Mato Grosso - MT.

  • Análise do contexto atual da estrutura política e social das comunidades indígenas no Brasil.
  • Apresentação da variedade sociocultural, linguística e étnica das comunidades indígenas no Brasil, com enfoque nas comunidades situadas no Mato Grosso.
  • Apresentação do cenário de violação de direitos humanos enfrentado pelas comunidades indígenas no Brasil.
  • Conceitos pertinentes para o diálogo com o ensino médio: cultura, etnocentrismo, identidade e multiculturalismo. Habilidades na BNCC:  EM13CHS104; EM13CHS302.




Povos afro-brasileiros: luta política e conquista de direitos.

  • Apresentação do contexto de construção política e social na história das populações e comunidades afro-brasileiras no Brasil. 
  • Apresentação do legado das comunidades negras no Brasil, incluindo as contribuições linguísticas, científicas e culturais, entre outras.
  • Apontamento de dados sobre violência e discriminação vivenciadas pela população negra na atualidade, com ênfase na análise das estratégias de combate e resistência empregadas por essa população para a garantia de uma cidadania plena.
  • Conceitos pertinentes para o diálogo com o ensino médio: racismo, preconceito/ discriminação racial e movimentos sociais. Habilidades na BNCC: EM13CHS503; EM13CHS202, EM13CHS501.



Esperamos que os conteúdos abordados possam agregar em sua carreira e auxiliar no dia-a-dia de sua prática docente.
Bons estudos! Sucesso!


Detalhes adicionais sobre o curso: