Carga horária: 10 horas
Ementa:
Contextualização histórica das brincadeiras e jogos populares no Brasil, em especial, aqueles de matrizes indígenas e africanas. Transposição didática das brincadeiras e jogos populares por meio das linguagens corporal, oral, escrita e audiovisual. Brincadeiras e Jogos populares na e da escola, recriando, experienciando e tematizando. Temas Integradores: Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.
Explicação da ementa: o objetivo destacado nesta ementa é desenvolver no(a) professor(a) um conjunto de referenciais teóricos e metodológicos e de vivências dos objetos de conhecimento em foco, no caso, as brincadeiras e os jogos populares (em especial os de matrizes indígenas e africanas), qualificando-os para um exercício docente articulado com um fazer pedagógico transformador, inovador e bem-informado sobre as perspectivas contemporâneas da área de Educação Física.
Olá! Aqui no roteiro de curso você tem acesso a uma prévia de tudo o que vai aprender em cada módulo!
O que você vai estudar no curso?
Que brincadeira é essa?
- Contextualização da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental.
- Unidade Temática - Brincadeiras e Jogos: conhecendo para intervir.
A linguagem corporal em ação.
- Brincadeiras, Jogos e cotidiano escolar: do planejamento à execução.
- Unidade Temática - Brincadeiras e Jogos: um leque de possibilidades.
Temas integradores
- Temas integradores e sua concepção.
- Temas integradores: sugestões.