loader image
Ir para o conteúdo principal

Carga horária: 10 horas

Carga-horária: 10 horas
Nível de dificuldade: Iniciante
Descrição do curso:


 

Ementa:

Contextualização histórica das brincadeiras e jogos populares no Brasil, em especial, aqueles de matrizes indígenas e africanas. Transposição didática das brincadeiras e jogos populares por meio das linguagens corporal, oral, escrita e audiovisual. Brincadeiras e Jogos populares na e da escola, recriando, experienciando e tematizando. Temas Integradores: Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

Explicação da ementa: o objetivo destacado nesta ementa é desenvolver no(a) professor(a) um conjunto de referenciais teóricos e metodológicos e de vivências dos objetos de conhecimento em foco, no caso, as brincadeiras e os jogos populares (em especial os de matrizes indígenas e africanas), qualificando-os para um exercício docente articulado com um fazer pedagógico transformador, inovador e bem-informado sobre as perspectivas contemporâneas da área de Educação Física.



Olá! Aqui no roteiro de curso você tem acesso a uma prévia de tudo o que vai aprender em cada módulo!

O que você vai estudar no curso?




Que brincadeira é essa?

 
  • Contextualização da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental.
  • Unidade Temática - Brincadeiras e Jogos: conhecendo para intervir.




A linguagem corporal em ação.

 
  • Brincadeiras, Jogos e cotidiano escolar: do planejamento à execução.
  • Unidade Temática - Brincadeiras e Jogos: um leque de possibilidades.




Temas integradores

 
  • Temas integradores e sua concepção.
  • Temas integradores: sugestões.



Esperamos que os conteúdos abordados possam agregar em sua carreira e auxiliar no dia-a-dia de sua prática docente.
Bons estudos! Sucesso!