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CH: 80h; 
Público-alvo: Professores do Ensino Médio.
Data de duração do curso: 18/03 a 29/04/2024; 
Período de inscrição: 18/03 a 01/04/2024; 

O diálogo com o professor que vivencia dilemas no planejamento do trabalho pedagógico perpassa os módulos de estudo de cada um dos tópicos. O professor, por um lado, é tensionado por uma realidade que desafia a escola e seus atores à sistematização crítica e ao posicionamento ético e político diante dos fatos que preenchem o mundo no seu cotidiano. Por outro lado, há um currículo que exige a apropriação de conhecimentos como fundamentos e bases para a vida em sociedade, para a continuidade das aprendizagens ao longo de toda a vida; e que, ainda, demanda uma organicidade entre as etapas da educação nacional. Se entrelaçam, nesse contexto, os sujeitos concretos que, necessitam ser reconhecidos como cronistas de si mesmos e que trazem para a escola concepções de mundo e interesses em forma de saberes prévios. Conheça o percurso formativo:

Módulo I - Educação Problematizadora no Ensino Médio e o Trânsito como Tema Transversal
- A problematização como crítica da realidade social.
- Problematização, protagonismo e mobilização para a aprendizagem.
- Abordagens e procedimentos didáticos para a problematização.
- Problematizando realidades a partir da Educação para o Trânsito.
- O lugar como espaço de problematização.

Módulo II– As Juventudes no Ensino Médio e as Experiências Juvenis no Trânsito
- A abordagem sócio histórica: jovens e juventudes.
- A centralidade da condição juvenil no Ensino Médio.
- Construindo caminhos para o protagonismo juvenil na produção de conhecimentos.
- A complexidade das experiências juvenis no trânsito.
- Territorialidades juvenis na cidade e no campo.

Módulo III – O Planejamento no Ensino Médio: Mapeando Experiências de Educação para o Trânsito
- O ensino, a experiência e o planejamento em diferentes abordagens pedagógicas.
- A valorização das experiências juvenis no processo de planejamento no Ensino Médio.
- Estratégias didáticas que mobilizam a participação social.
- Cultura de segurança: percepção de risco, conscientização da necessidade e adoção de atitudes seguras.
- A participação social como produto final do planejamento.

Módulo IV –Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Médio para a Práxis no Trânsito
- Diferentes concepções de inovação.
- Inovação, mudança e o compromisso social da escola.
- Estratégias didáticas que mobilizam mudanças.
- Contribuições da Educação para o Trânsito rumo à inovação.
- A espaço local como gerador de protagonismo e inovação.

Nessa trajetória, o curso, assim como as atividades de Educação para o Trânsito do Programa Conexão DNIT, se desdobra a partir de uma concepção de educação que tem como princípio a problematização da realidade social como forma de contextualização das temáticas escolares. Dessa forma, é tomada a condição juvenil como perspectiva para a abordagem dos conteúdos, além da valorização dos saberes e das experiências desenvolvidas em situações extraescolares, a partir das quais se constroem novos conhecimentos com ênfase nas experiências que ocorrem no trânsito.

Clique aqui para baixar a ementa do curso

Este curso é cortesia do AVAMEC.

Ao se inscrever, você será levado à plataforma do AVAMEC, e deverá criar uma conta com seu email @edu ou, caso já tenha uma conta no AVAMEC, atualizar seu cadastro para constar o seu email @edu, para este curso ter validade para sua Gratificação por Resultado.

Nível de dificuldade: Iniciante

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